Gota: você sabe o que causa e como tratar?
Começou a sentir uma dor incômoda nas articulações durante a madrugada e intensa o suficiente para te fazer perder o sono?
PODE SER GOTA! Mas é necessário consultar um reumatologista para o diagnóstico ;)
Conheça um pouco sobre a doença:
SINTOMAS
O primeiro sintoma da gota costuma surgir nos membros inferiores, principalmente no dedão, onde surge inchaço, vermelhidão e calor. Esses sintomas são causados por uma inflação decorrente de altas taxas de ácido úrico no sangue. Além disso é comum que os pacientes se queixem da formação de protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas (tofos), bem como cólicas renais devido ao depósito de cristais ácido úrico.
QUEM TEM?
A maioria dos portadores são homens adultos - com maior incidência entre 40 e 50 anos e, principalmente em indivíduos com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária e usuários de bebidas alcoólicas com frequência. As mulheres raramente desenvolvem gota antes da menopausa e geralmente têm mais de 60 anos de idade quando a desenvolvem.
TRATAMENTO
Não existe uma cura definitiva, mas o tratamento visa diminuir a inflamação e regular os níveis de ácido úrico para prevenir episódios futuros e evitar lesões nas articulações.
Quando a presença de tofos prejudica a função articular, a retirada cirúrgica também pode ser indicada. É importante frisar que gota não é uma doença incapacitante e quando tratada adequadamente não interfere na qualidade de vida. No entanto, sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade a aumentar. O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas.
Se você já convive com a gota e quer evitar as crises fique de olho nessas dicas:
- Evite consumir frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos, isso pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero
- Bebidas alcoólicas também dever ser ingeridas sem exageros quando os níveis de ácido úrico estiverem controlados
- Evite uma dieta hipercalórica, pois leva à obesidade que é um fator de risco para os portadores de gota. Além disso o excesso de peso sobrecarrega as articulações inflamadas
- Beba bastante água!
Procure o tratamento e acompanhamento médico adequado caso haja doenças associadas como hipertensão arterial, diabetes, etc.
Não deixe de fazer o acompanhamento com um médico especialista em reumatologia, como o Dr Fernando Gasparin e Dr Hênio Vanni Filho.